quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PÓS GRADUAÇÃO - FMU - SP

PÓS GRADUAÇÃO EM  PSICOMOTRICIDADE NA FMU  ( Faculdades Metropolitanas Unidas) SP

No período de 29 de setembro a 01 de outubro de 2011 a professora Jocian Machado Bueno estará ministrando aulas na Disciplina de PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA para turma de PÓS GRADUAÇÂO EM PSICOMOTRICIDADE.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

III SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA

III   SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA
TEMA
INTERDISCIPLINARIDADE NAS LINGUAGENS
PÚBLICO ALVO
PROFESSORES, PESQUISADORES E ACADÊMICOS  DAS ÁREAS DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO.
LOCAL
UTFPR - CÂMPUS CURITIBA
DATA
26 A 30 DE SETEMBRO DE 2011.


Inscrições para OUVINTES até o dia 26 de setembro de 2011.




PROGRAMAÇÃO
                        TERÇA-FEIRA 27 DE SETEMBRO


9h - 12 h - MESA REDONDA " INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO" - PROFa MESTRE JOCIAN MACHADO BUENO, PROFESSORA DRA. DIENE EIRE DE MELLO BORTOTTI DE OLIVEIRA(UEL) - MEDIADORA PROFA. DRA. NANCI STANCKI DA LUZ( UTFPR)




semanadeletras.ct.utfpr.edu.br/

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Capacitação de professores de Castro-Pr


Professores de Educação Física de
Castro participaram de capacitação

A Diretora do Centro de Psicomotricidade  Água e Vida, Jocian Machado Bueno oferece cursos de capacitação de Professores nas áreas  de inclusão e de desenvolvimento psicomotor.

Professores de Educação Fìsica, das salas de recursos e coordenadores das escolas municipais de Castro participaram  de um curso sobre psicomotricidade em fevereiro. As atividades foram desenvolvidas a partir das 8 horas no Ginásio de Esportes Stéfano Milinkovic, ao lado da Escola Bernardo Ltzinger e coordenado pela professora Jocian Bueno, de Curitiba.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reunião Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil


Reunião Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil

Aconteceu dia 3 de Setembro, a primeira reunião plenária da ABPNI com a presença dos Acadêmicos, Jocian Bueno,Alberto Klar, Denise Araujo, William de Lima, Egle da Luz, Renata Rodrigues, Sandra Rossi, Fabricio Madureira, Celio Amaral,  e Juliana Barbosa. foram tratados os seguintes temas; carta da acolhimento de crianças em centros de natação, publicação de livros e trabalhos, participação da ABPNI no 4° Congresso Brasileiro de Natação Infantil, novo formato de competição para crianças, estrutura da ABPNI e história da Natação infantil brasileira. Deste encontro sairam ações que serão implementadas no curto, médio e longo prazo em benefício da natação infantil.






domingo, 4 de setembro de 2011

Natação Infantil para Alunos com Necessidades Especiais

Natação Infantil para Alunos com Necessidades Especiais
Jocian Machado Bueno


   O contato do homem com o meio aquático incide diretamente sobre seu corpo, seus comportamentos e atitudes.
A atividade de natação infantil promove a perspectiva inclusiva vigente na atualidade, e estabelecendo-se alguns cuidados torna-se possível promover o seu pleno desenvolvimento, juntamente com os demais alunos.
Cada aluno, com seu diagnóstico variável, possui características próprias, como no caso da criança com TDAH, Síndrome de Down, deficiência motora, dentre outras. Tais características devem fazer parte dos objetivos traçados pelo professor, e serem mesclados na metodologia de aula ali proposta, a partir de atividades lúdicas e psicomotoras diversificadas associadas aos conteúdos formais da aprendizagem aquática, desde a adaptação ao meio líquido até o aperfeiçoamento dos estilos de natação. 
Nas turmas regulares de natação, com alunos com necessidades especiais incluídos, o aumento do número de experiências psicomotoras aquáticas promoverá o autoconhecimento corporal, o controle dos gestos, promovendo uma adequada socialização e influenciando positivamente para a qualidade do movimento diário do indivíduo. 
Toda a inserção em turma regular de natação infantil deve ser cuidadosamente estabelecida, e somente quando a criança possui a capacidade de adequação aos princípios pedagógicos e didáticos de uma aula de natação ela estará apta a freqüentar um grupo. 
Quando o comprometimento global é tal que a criança não consegue se apropriar das variáveis de estimulação advindas do ambiente e nem se apropriar dos conteúdos da natação, muitas vezes ela deve passar por um atendimento personalizado, mais focado na estimulação de suas capacidades básicas psicomotoras, e à medida que vai atingindo os pré-requisitos de perceber-se e atuar sobre o meio, poderá passar para um trabalho individual compartilhado e posteriormente atingir o status da participação em grupo na natação.
Para que tais conquistas sejam efetivadas, o empenho e a concretização de tais etapas dependerão de um profissional capacitado e com formação suficiente para tal, formação esta que transcenda os conteúdos da natação e que atinja uma formação continuada voltada para o desenvolvimento infantil, para os aspectos psicomotores e sócio-emocionais, para que tenha plenas condições de estabelecer a relação de ajuda necessária para cada aluno inclusivo na aprendizagem da natação.

FESTA DA PRIMAVERA

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO!!!!! 
VAMOS COMEMORAR A ESTAÇÃO MAIS COLORIDA DO ANO!!!!

         As crianças do projeto EAL ( Espaço de Atividades Alternativas) estão à todo vapor nos preparativos para a FESTA DA PRIMAVERA que acontecerá no
sábado dia 24 de setembro.
Contamos com a presença de todos. 
Haverá muita brincadeira temática e comidinhas deliciosas.